Levy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

jonh nesh uma mente brilhante

Ir para baixo

jonh nesh uma mente brilhante Empty jonh nesh uma mente brilhante

Mensagem por Levy Ter maio 26, 2015 1:31 am

O matemático norte-americano retratado no filme “Uma mente brilhante”, John Nash, faleceu na tarde deste sábado (23) em um acidente de carro.

Segundo relatos, Nash, que tinha 86 anos, havia acabado de retornar da Noruega com sua esposa Alicia, 82, quando o táxi em que estavam se acidentou em uma rodovia de Nova Jersey. Os dois faleceram antes mesmo de chegar ao hospital. O motorista do táxi e o motorista do outro carro ficaram feridos.

Os trabalhos do vencedor do Nobel de 1994 e sua luta contra a esquizofrenia foram retratados pelo personagem estrelado por Russel Crowe no premiado filme de 2001. O ator, inclusive, disse estar chocado com a morte do casal e manifestou solidariedade às suas famílias

Nash é considerado um dos grandes matemáticos do século 20 e é conhecido por sua originalidade de pensamento. Para ter uma ideia, em uma das cartas recomendação para apoiar sua entrada no programa de doutorado da Universidade de Princeton havia apenas a seguinte frase: “Este homem é um gênio.”

Uma das maiores contribuições do matemático para a ciência foi a famosa “Teoria dos Jogos”, publicada em 1950. Segundo Nash, haveria uma ferramenta matemática simples para analisar uma série de situações competitivas, que vão desde rivalidades corporativas até decisões legislativas. Tal abordagem hoje é difundida em todas as linhas de conhecimento sobre ciências sociais e econômicas e é aplicada em diversos outros campos, como a biologia.

Getty Images
Uma mente (realmente) brilhante
O matemático norte-americano retratado no filme Uma mente brilhante, John Nash, faleceu na tarde deste sábado (23) em um acidente de carro. Segundo relatos, Nash, que tinha 86 anos, havia acabado de retornar da Noruega com sua esposa Alicia, 82, quando o táxi em que estavam se acidentou em uma rodovia de Nova Jersey. Os dois faleceram antes mesmo de chegar ao hospital. O motorista do táxi e o motorista do outro carro ficaram feridos.

Os trabalhos do vencedor do Nobel de 1994 e sua luta contra a esquizofrenia foram retratados pelo personagem estrelado por Russel Crowe no premiado filme em 2001. Conheça, a seguir, mais detalhes sobre a trajetória do gênio da matemática:

1 10  

Wikimedia Commons
Infância
John Forbes Nash Jr. nasceu em 13 de junho de 1928 em Bluefield, no estado de Virgínia, EUA. Seus pais eram o engenheiro eletricista John Forbes Nash e a professora de inglês e latim, Virgina Margaret Martin.

Durante a infância, ele foi educado no estado da Virgínia Ocidental junto com sua irmã caçula, Martha.

2 10

Foto: cortesia de Dr. James P. Gills
Gênio e antissocial
Aos doze anos, Nash já realizava experiências científicas em seu quarto e preferia fazer suas coisas sozinho a trabalhar em grupo. Enquanto isso, Martha, sua irmã dois anos mais nova, crescia como uma criança comum. Ela chegou a afirmar, mais tarde, que John sempre foi diferente e que seus pais sabiam o quanto ele era inteligente. "Minha mãe insistia para eu fazer as coisas por ele, para eu incluí-lo nas minhas amizades", disse ela em um relato do livro Uma Mente Brilhante (2001).

Nash interpretava a rejeição social de seus colegas com piadas e superioridade, pois, para ele, seus esportes e danças eram uma distração aos estudos.

Na foto ao lado, John Nash está à esquerda, seus pais em pé ao meio e, sua irmã Martha, à direita.

3 10

Wikimedia Commons
Início de carreira
Leitor da revista norte-americana TIME, da Enciclopédia Compton e da Life, Nash trabalhou um tempo para o jornal diário Bluefield Daily Telegraph antes de decolar na carreira de matemática.

Ele chegou também a começar seus estudos em engenharia química na Universidade Carnegie Mellon, mas, depois, mudou para o curso de matemática. Em 1948, ele já tinha diploma de bacharel e mestrado pelo Instituto Carnegie.

Depois de se formar, John Nash trabalhou na White Oak, em Maryland, em um projeto para a Marinha dos Estados Unidos.

Ao procurar um doutorado, além de ser aceito em Harvard, Nash havia sido cobiçado pela Universidade de Priceton para iniciar seu estudo. O então presidente do departamento de matemática da universidade, Solomon Lefschetz, chegou a oferecer uma bolsa irrecusável para o matemático e conseguiu convencê-lo a ir para a instituição.

Depois de se tornar doutor, em 1950, ele foi para o Instituto Tecnológico de Massachusetts para trabalhar como instrutor de matemática. Foi lá que ele conheceu sua esposa, Alicia López-Lardé de Harrison, uma acadêmica de física de El Salvador.

4 10

Cena de 'Uma mente brilhante' [2001]
Importantes contribuições
Durante sua trajetória em Princeton, o jovem desenvolveu o chamado Equilíbrio de Nash, teoria que representa a situação em que um jogo envolvendo dois ou mais jogadores tende a acabar sem nenhum vencedor caso todos mudem sua estratégia unilateralmente. Dessa forma, o matemático obteve título de doutor com sua tese sobre jogos não-cooperativos, em 1950.

Outros importante trabalho de Nash foi na geometria algébrica e na matemática pura, com o teorema do encaixe de Nash.

5 10

McLean Hospital/ Wikimedia Commons
Esquizofrenia
Nash começou a apresentar sinais de que era esquizofrênico em 1958, quando passou a se comportar de maneira estranha - segundo sua esposa, Alicia. Certa vez, ele chegou a entrar no MIT e falou para seus colegas, jogando um jornal na mesa, que em um dos artigos havia uma mensagem de seres intergalácticos que só ele seria capaz de ler. No início, todos acabavam achando que essas atitudes não passavam de brincadeiras.

O quadro começou a se agravar, depois, quando ele começou a escrever cartas para embaixadas em Washington se autointitulando o "Imperador da Antártica", criando diversas teorias conspiratórias.

Foi quando ele ameaçou retirar todo seu dinheiro do banco e ir para a Europa que Alicia decidiu buscar ajuda de médicos. Nash foi, então, internado em 1959 no McLean Hospital, em Massachusetts, sob diagnóstico de esquizofrenia paranoide e depressão com baixa autoestima.

Nash chegou a passar uma temporada bem problemática na Europa e retornou a Princeton em 1960, frequentando hospitais psiquiátricos até 1970. Após essa data, por escolha própria, ele decidiu parar de tomar medicamentos antipsicóticos.

6 10

John Nash (dir.) recebendo o Prêmio Nobel/ Reprodução
Prêmios
Em 1978, Nash foi reconhecido por suas descobertas sobre equilíbrios não-cooperativos (Equilíbrio de Nash) com o Prêmio Teoria John von Neumann. Em 1999, ele também ganhou o Prêmio Leroy P. Steele.

O Nobel veio em 1994, como resultado de seu trabalho sobre a "Teoria dos Jogos" (muito bem explicada no filme Uma mente brilhante). Nash, então, recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel  junto com Reinhard Selten e John Harsanyi, e dedicou a conquista a sua esposa Alicia.

7 10

Wikimedia Commons
Curiosidades
O gênio da matemática também chegou a desenvolver dois jogos populares, o Hex (criado independentemente em 1942) e So Long Sucker, fruto de um trabalho em 1950 com Melvin Hausner e Lloyd Shapley.

Em 2010, Nash veio ao Brasil para participar do II encontro da Sociedade Brasileira de Teoria dos Jogos em comemoração aos 60 anos da Teoria do Equilíbrio de Nash. O evento aconteceu na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

8 10

Getty Images
Cinebiografia
Em 2001, John Nash foi retratado na obra cinematográfica Uma mente brilhante, vencedora de quatro Oscars. A história é baseada no livro homônimo lançado naquele mesmo ano por Sylvia Nasar.

A biografia, bem detalhada e abrangente, foi adaptada para o cinema por Akiva Goldsman, o qual decidiu alterar alguns fatos sobre a doença do matemático para fins comerciais e maior dramatização - atitude que lhe rendeu muitas críticas.

O filme foi produzido por Ron Howard e Brian Grazer sob encomenda da Universal Studios e DreamWorks. No drama, Nash foi interpretado pelo ator Russel Crowe.

9 10



TwitterConsulta de buscaBuscar no Twitter
Você possui uma conta? Entrar

Seguir

Russell CroweConta verificada
‏@russellcrowe Russell Crowe retweetou Breaking News
Stunned...my heart goes out to John & Alicia & family.
An amazing partnership. Beautiful minds, beautiful hearts. Russell Crowe adicionou,
Breaking News @BreakingNews
'A Beautiful Mind' mathematician John Nash and his wife killed in New Jersey Turnpike crash, police say - @njdotcom http://bit.ly/1ISWpMo
Ver tradução
Responder Retweetar Curtir
Mais
RETWEETS
16.150
CURTIRAM
10.050
06:38 - 24 de mai de 2015
Levy
Levy
Admin

Mensagens : 31
Data de inscrição : 19/02/2015
Idade : 39

https://levy.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos