Levy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

militar no brasil

Ir para baixo

militar no brasil Empty militar no brasil

Mensagem por Levy Dom maio 31, 2015 1:03 am

DITADURA MILITAR, A HISTORIA NÃO CONTADA!
19 de junho de 2014 às 14:33
Quando se fala de ditadura militar, logo nos vem na cabeça mortes e torturas, porem essa historia e contada por uma parte da sociedade, e não por ambas as partes envolvidas.Não se pode negar que houve mortes e torturas (de ambas as partes)no regime militar, mas não foi apenas esses fatos que aconteceram no regime.

Alguns estudos atuais mostram que havia preparação de um golpe pela esquerda ou pela direita, porem essa ultima foi mais rápida.

Existe um preconceito natural com o regime militar, e nem se procuram ouvir as duas partes. Os militares não foram prejudiciais a sociedade brasileira, da forma que se fala, o objetivo da Revivendo a Historia Mundial nessa postagem, não e defender o regime ditatorial, e sim mostrar a Historia com imparcialidade, como todos os Historiadores e professores deveriam fazer, mas infelizmente nem todos querem ser imparciais, e defendem ideias pessoais em suas aulas,colunas,matérias e etc.

Na economia os militares trouxeram conquistas inegáveis para o Brasil, entre em 1967 e 1973, a economia alcançou os mais altos índices de crescimentos econômico, PIB de 14% comparado, hoje somente com os da China. Houve aumento das exportações de 1,5 bilhões de dólares para 37 bilhões,modernização do parque industrial brasileiro e aumento da oferta de emprego, (13 milhões de empregos foram criados) o trabalhador teve direitos regulamentados como o 13° salário e a criação do FGTS, PIS, PASEP. A legislação trabalhista criada por Vargas só atendia ao trabalhador urbano, foi com o Regime Militar que a legislação trabalhista foi estendida ao campo, além de uma proposta de reforma agrária (Estatuto da Terra) que só não foi aprovada pela resistência histórica que a elite agrária, infiltrada no Congresso Nacional, sempre sabotou a proposta.

No Regime Militar, a Petrobras, a maior empresa brasileira, ganhou investimentos pesados dos militares, a empresa que antes produzia 75 mil de barris de petróleo por dia, começou a produzir 750 mil barris por dia, 10 vezes mais, o governo militar queria que o Brasil fosse independente de petróleo, o programa Pró-álcool também foi feito para diminuir a deficiência energética do Brasil, diminuindo nossa dependência do Petróleo.

Mesmo com o esgotamento do milagre econômico, o governo Geisel reatou relações diplomáticas com a China, país socialista que dava inicio ao processo de abertura econômica e era uma perspectiva de um novo mercado,hoje a China é o maior parceiro comercial do Brasil.

No Plano social ocorreram grandes conquistas,como o país estava aumentando sua industrialização, a população urbana cresceu. O governo militar criou o Banco nacional da Habitação (BNH) com o objetivo de financiar casas populares para o povo,4 milhões de moradias foram construídas e milhares de famílias foram beneficiadas com taxa de juros baixa e longo prazo para pagar.Os militares também investiram na educação pois precisavam de mão de obra qualificada para o país que andavam passos largos para industrialização,implantouno Brasil curso de mestradoe doutorado, criou o programa de merenda escolar e alimentação do trabalhador, foram criadas 16 Universidades;no período militar 10 milhões de estudantes estavam matriculados nas escolas publicas.

Além disso, o governo fechou uma parceria com os Estados Unidos e criou o Mobral, um programa que tinha como objetivo diminuir o analfabetismo no país. Eram aulas destinadas a adultos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, equivalente ao atual EJA.

Foi responsável também pela construção das maiores usinas do mundo: Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipú;Implementação dos Pólos Petroquímicos em São Paulo (Cubatão) e na Bahia (Camaçari).Construção dos maiores estádios, ginásios, conjuntos aquáticos e complexos desportivos em diversas cidades e universidades do país,Implementação do Metrô em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e FortalezaCriação da INFRAERO, proporcionando a criação e modernização dos aeroportos brasileiros.

O Regime militar, teve seus pontos negativos, porem também teve muitos pontos positivos, a historia ira conta sempre sobre as torturas e perseguições (Que realmente houve)porem não ira falar dos pontos positivos que os militares alcançaram, a famosa frase sempre se repete em nossas vidas: A HISTORIA E CONTADA PELOS VENCEDORES.

Esse texto não foi um terço dos avanços que o regime militar proporcionou ao país, quem tiver interesse em saber mais, pode me adicionar que mandarei um lista completa não foi colocado tudo aqui, para que o texto não fique cansativo,lembramos mais uma vez que o nosso objetivo não e defender o regime ditatorial, e sim mostrar os avanços conseguidos na época
Levy
Levy
Admin

Mensagens : 31
Data de inscrição : 19/02/2015
Idade : 39

https://levy.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos